Como melhorar sua comunicação interpessoal no trabalho

Saber se comunicar é algo de fundamental importância para o sucesso tanto no âmbito pessoal como no profissional

A comunicação interpessoal nada mais é do que a troca de informações, verbais ou não verbais, entre duas ou mais pessoas. Envolve a compreensão, empatia e interpretação dos sinais como um todo.

A falta da troca de ideias e de conhecimentos no ambiente de trabalho pode gerar conflitos e baixo rendimento nos resultados da organização.

Uma pessoa que tenha muitas habilidades e muitas ideias, mas que não seja capaz de expressá-las, não terá grande utilidade.

Como melhorar a comunicação interpessoal

Uma comunicação efetiva vai além de apenas ouvir o que o outro tem a dizer, é necessário compreender sentimentos e informações não faladas que são passadas pelo interlocutor. Por isso deixamos algumas dicas para desenvolver a comunicação interpessoal no ambiente de trabalho.

Aprenda a ouvir

É fundamental ouvir o que o outro tem a dizer, prestando atenção, mantendo- se focado e demonstrando interesse na fala dele. Ouvir ativamente envolve a interpretação daquilo que o outro está informando, a forma como você recebe uma informação deve ser observada e trabalhada para que o diálogo não se torne um monólogo.

Identifique a comunicação não-verbal

O corpo também fala, ele demonstra sinais que podem ser lidos nos outros e praticados. A postura gestual, se não for observada, pode contradizer o que está sendo dito verbalmente.

Gestos e expressões faciais também devem ser observadas no interlocutor, elas são o contexto do que está sendo dito. Observar a mensagem transmitida por gestos é importante pois demonstra se está sendo passada uma falta de interesse ou de autoconfiança.

Fique atento às suas falhas

Identifique o que você está passando aos interlocutores, um autoconhecimento é de extrema importância na comunicação interpessoal. Analise o que pode ser melhorado, busque a opinião de terceiros para entender o que precisa mudar, entenda como o outro reage à forma como você transmite informações para que você se comunique com mais clareza e eficácia com todos.

Melhore seu vocabulário

Com isso você vai conseguir se expressar melhor, vai transmitir a sua informação de maneira mais correta e se fazer entender. Uma forma simples de ampliar o vocabulário é ler livros de diferentes temas, assim você pode ver como as palavras são empregadas em diferentes contextos. A clareza na comunicação possibilita uma maior compreensão por parte do interlocutor.

Gostou do nosso conteúdo?

 Entre em contato com a nossa agência. Preencha o formulário com suas dúvidas, solicitações ou até mesmo para sua comodidade requisite o contato de um Gestor.