Hirsutismo

Leia neste post o que é esta doença que causa o aumento da quantidade de pelos no corpo da mulher em locais comuns ao homem.

Como já citado anteriormente, o hirsutismo é o excesso de pelos nas mulheres devido a alterações hormonais. Ele é uma manifestação do excesso de hormônios masculinos na mulher, é um excesso de andrógenos que pode vir associado ao aumento de acne, irregularidades menstruais, entre outras manifestações clínicas.

Quando estes problemas começam a aparecer, é indispensável que a mulher busque a ajuda de um endocrinologista para avaliar estes hormônios, para entender o que que pode estar alterado.
Outros fatores endocrinológicos também constam o excesso de pelos, como por exemplo, a síndrome de cushing e o excesso de prolactina no organismo. Entretanto, vale lembrar que o hirsutismo não conta com apenas o aumento da penugem, aquele pelo fininho, o hirsutismo tem como característica o excesso de pelos em áreas andrógeno dependentes, estes pelos são chamado de pelo terminal, que é aquele pelo mais espesso, mais pigmentado, típico de homens, em lugares que também são típicos de homens.

Se você notar que está tendo esse aumento de pelos e isso está te incomodando de alguma forma, é essencial passar por uma avaliação hormonal com um médico endocrinologista. Em algumas situações como na síndrome do ovário policístico e até mesmo a hiperplasia adrenal congênita ocorre o excesso de hormônios masculinos na mulher, por isso a avaliação é muito importante para entender quais os fatores que estão causando este excesso de pelos para entender a melhor forma de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

posts recentes

Hirsutismo

Leia neste post o que é esta doença que causa o aumento da quantidade de pelos no corpo da mulher em locais comuns ao homem.

Entre ou Cadastre-se