A importância das redes sociais na prevenção de doenças epidemiológicas

A pandemia causada pela Covid-19 mudou muitos planos, pensamentos, rotinas e vidas.

A internet e as redes sociais, estão sendo muito importantes durante esse período de isolamento social, pois com elas podemos fugir um pouco da realidade caótica que estamos vivendo, conversar com os amigos e familiares, fazer compras, aumentar a renda, fazer doações, trabalhar, estudar, etc. 

Mas, e se nós conseguíssemos, através das redes, impedir o avanço desse vírus, antes mesmo dele ser descoberto oficialmente? As redes sociais que já possuíam um papel importante na publicidade e na conexão de pessoas, agora têm um papel importante na saúde.

Um estudo publicado na “Scientific Reports” aponta que alguns sintomas da Covid – tosse seca e pneumonia – já eram relatados em redes sociais e canais de busca, antes mesmo da confirmação da pandemia. Sendo assim, pode-se confirmar que o primeiro caso oficial na Itália, foi 45 dias antes da descoberta da doença.

Cientistas sugerem que haja um monitoramento contínuo para detectar possíveis doenças respiratórias e o avanço delas em cada região, para que possamos nos prevenir antes que a doença se espalhe ainda mais – aumentando as chances de contê-la.

Embora as pessoas, muitas vezes, não usem as redes sociais da forma correta, ela está aí para nos ajudar, basta saber como usá-la a nosso favor, esse controle sanitário é um grande exemplo disso, e com certeza irá nos ajudar a controlar futuras epidemias que possam surgir.

Gostou do nosso conteúdo?

 Entre em contato com a nossa agência. Preencha o formulário com suas dúvidas, solicitações ou até mesmo para sua comodidade requisite o contato de um Gestor.